Desinfecção total ainda não foi concluída em granja afetada por gripe aviária

"Marco zero" para contagem dos 28 dias de ciclo de incubação do vírus deverá começar na quinta-feira (22/5) e não mais amanhã, como era previsto anteriormente As equipes técnicas que trabalham na contenção do foco de gripe aviária em Montenegro (RS) ainda não finalizaram a desinfecção total da granja onde o caso foi confirmado no município gaúcho. Com isso, o "marco zero" para contagem dos 28 dias de ciclo de incubação do vírus deverá começar na quinta-feira (22/5) e não mais amanhã, como era previsto anteriormente.
Initial plugin text
A informação é do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Eles se reuniram no início da noite desta terça-feira (20/5) para alinhar novas ações sobre o caso.
"É essa parceria que permite o bloqueio ser eficiente e não deixar espalhar o vírus", disse Fávaro a jornalistas após o encontro. "Combinamos ações para fortalecer mais o sistema e chegar à desinfecção total. Não será possível ser amanhã [o marco zero]. Tem que ser muito robusto para não ter novos focos", completou.
O início da contagem dos 28 dias é importante para a previsibilidade do retorno à normalidade do comércio internacional de carne de frango e produtos avícolas. Se nenhum foco for identificado nesse período, o Brasil pode se autodeclarar livre da gripe aviária e pleitear a derrubada de restrições comerciais de países importadores.
"A expectativa é de que na quinta-feira a desinfecção possa ter sido concluída de maneira robusta que assegure as condições sanitárias", acrescentou Leite. Ele reafirmou que o trabalho na contenção do foco "será uma oportunidade de mostrar o compromisso do sistema sanitário brasileiro".
COMENTÁRIOS