Seja bem-vindo
São Paulo,12/05/2025

  • A +
  • A -

A ressaca que o TikTok Shop já causou nos marketplaces, conta Santander

pipelinevalor.globo.com
A ressaca que o TikTok Shop já causou nos marketplaces, conta Santander


Social commerce chega com estratégia agressiva de taxa zero e frete grátis A estreia do TikTok Shop no Brasil na última quinta-feira já está aumentando o nível das ondas no já agitado mar do e-commerce do país, segundo análise do Santander. Com 126 milhões de usuários no país, o aplicativo aposta em uma estratégia agressiva para atrair vendedores e consumidores: zero comissão por 90 dias e frete subsidiado.
O TT Shop transforma a rede social favorita da geração Z em um marketplace de social commerce —modelo que integra entretenimento e vendas, com foco em compras por vídeos e transmissões ao vivo.
iFood quer ser o faz-tudo para o brasileiro
O agressivo plano do Rappi para tirar uma fatia de mercado do iFood
Diferente do que ocorreu no México, onde o lançamento em fevereiro foi muito mais tímido, a operação brasileira começa com grandes marcas já embarcadas, destacam os analistas do banco espanhol. Natura, Riachuelo, Arezzo, Avon, O Boticário e Cobasi estão entre os nomes que abriram suas lojas dentro da plataforma desde o primeiro dia.
A participação do Mercado Livre ainda é uma incógnita, pois é ao mesmo tempo um concorrente e um potencial vendedor pela nova plataforma. No México, o TT Shop oferece o Mercado Pago como meio de pagamento.
TikTok Shop foi lançado no dia 8 de maio no Brasil
Reprodução
Inicialmente, o TikTok Shop foca em categorias como moda e beleza, explorando o engajamento natural dos criadores de conteúdo para converter visualizações em vendas. A proposta é permitir que os usuários comprem sem sair do app, clicando diretamente em produtos exibidos em vídeos e lives.
Além disso, cada loja tem uma página dedicada e visibilidade especial para produtos com frete gratuito ou promoções vinculadas a influenciadores. A comissão de vendas só passa a valer daqui a três meses, com uma taxa de 6% e adicional de R$ 2 por item com valor abaixo de R$ 79.
A chegada do TT Shop adiciona mais pressão também sobre Magazine Luiza, Casas Bahia, Renner, Petz e Grupo SBF, todas já desafiadas por margens apertadas e recuperação desigual do consumo. São fatores que podem ser agravados com a entrada de novos players em busca do bolso do consumidor, resume o Santander.




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.